domingo, 7 de junho de 2015

FASE DA PRIMEIRA INFÂNCIA

PRIMEIRA INFÂNCIA (O A 3 ANOS)

A primeira infância ocorre no período de 0 à 3 anos de idade, é a base para todas as aprendizagens humanas. É neste período que a criança vai determinar o modo de agir quando for adulta diante a sociedade, este período inclui suporte para o crescimento cognitivo, emocional, motor, social, além de passar por diversas fases e estágios segundo pensadores.


DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO ERIK ERIKSON

Erikson propõe uma concepção de desenvolvimento em oito estágios psicossociais, divididos por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte e cada estágio contribui para a formação da personalidade. A primeira infância, para ele é dividida em dois estágios, o primeiro é Confiança X Desconfiança (até um ano de idade) e o segundo Autonomia X Vergonha e Dúvida (segundo e terceiro ano).

1º estágio: Confiança X Desconfiança (até um ano de idade) Durante o primeiro ano de vida a criança é dependente das pessoas que cuidam dela, necessitando de cuidado quanto à alimentação, higiene, locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem como estimulação para perceber que existe um mundo em movimento ao seu redor. O amadurecimento ocorrerá de forma equilibrada se a criança sentir que tem segurança e afeto, adquirindo confiança nas pessoas e no mundo. 

2º estágio: Autonomia X Vergonha e Dúvida (segundo e terceiro ano) Neste período a criança passa a ter controle de suas necessidades e responde por sua higiene pessoal, o que dá a ela grande autonomia, confiança e liberdade para tentar novas coisas sem medo de errar e se for criticada ou ridicularizada desenvolverá vergonha e dúvida quanto a sua capacidade de ser autônoma, provocando uma volta ao estágio anterior, ou seja, a dependência. 

DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL SEGUNDO SIGMUND FREUD NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Freud afirma que o comportamento humano é orientado pelo impulso sexual, e este já manifesta no bebê. Para ele, as manifestações são distinguidas em cinco fases e na primeira infância são a fase oral e a fase anal.
Fase Oral (de 0 a 18 meses): Durante o primeiro ano e meio de vida, aproximadamente os lábios, a boca e a língua são os principais órgãos de prazer e satisfação da criança: seus desejos e satisfações são orais. Observa-se no dia a dia a importância dos atos de sugar, de pôr coisas na boca e morder, como fontes de prazer, se forem satisfeitas, crescerá de maneira psicologicamente saudável, se não forem seu ego será imperfeito.
Fase Anal (de 18 meses a 3 anos): No ano e meio seguinte, a criança está sendo ensinada a controlar as fezes e a urina, sua atenção se focaliza no funcionamento anal, por isso a região anal torna-se o centro de experiências frustradoras e compensadoras. Se durante essa fase o adulto impor muitas frustações o ego poderá ser prejudicado, então isso parte da criança, ou seja, de sua necessidade, de seu tempo.

JEAN PIAGET NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Já Jean Piaget, dividiu o desenvolvimento humano em 4 estágios e frisava o desenvolvimento cognitivo. O primeiro estágio e uma parte do segundo fazem parte da primeira infância.
Primeiro Estágio: Inteligência sensório-motora (0 a 2 anos) Nesse estágio inicial, que vai do nascimento até depois dos 18 meses, a atividade intelectual é de natureza sensorial e motora: a criança percebe o ambiente e age sobre ele, é importante a estimulação ambiental de forma essencial para o desenvolvimento. No primeiro mês de vida, a criança exerce os reflexos presentes no nascimento (sucção, movimentos dos membros, dos olhos), depois já passa a coordenar reflexos e reações. Os movimentos das mãos passam a coordenar-se com os dos olhos: olha para aquilo que houve, tenta alcançar objetos agarra-os, chupa-os.
Segundo Estágio: Pré-operacional (2 a 6 anos) O principal progresso desse período em relação ao sensório motor é o desenvolvimento da capacidade simbólica. A criança começa a usar símbolos mentais, imagens ou palavras que representam objetos não presentes. A partir dos três anos, na qual acaba a primeira infância a criança desenvolve-se cada vez mais.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Características:
0 A 4 MESES:
- Tem bastante sono

- Chora frequentemente


- Mama frequentemente

4 A 7 MESES:
- Rola de um lado para o outro

- Apresenta equilíbrio quando coloca sentado (a)

- Fica na postura de bruços e se apoia nos antebraços quando quer ver o que está acontecendo ao seu redor 

7 A 12 MESES:
- Engatinha sem apoio

- Fica de pé com apoio

- Pega pequenos objetos com o indicador e o polegar

1 A 2 ANOS:
- Demonstra quando é contrariada e fica brava.



- Mostra senso de humor

- Anda de pé sem apoio

2 A 3 ANOS:
- Mexe em tudo e faz mal criação, testa a autoridade

- Gosta de dançar e acompanha o ritmo do som

- Gosta de participar dos serviços da casa


ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
ASPECTO COGNITIVO:
Para começar, de todas as partes do corpo, o cérebro é a que mais cresce durante a primeira infância, ocasionando alterações no desenvolvimento cognitivo. A memória infantil, por exemplo, avança muito após a primeira infância. As crianças podem lembrar-se de grandes quantidades de informação! Em segundo lugar, as crianças aprendem a expressar pensamentos e ideias relacionadas com a sua vida usando palavras e imagens.
ASPECTO MOTOR:
Para que cresçam, as crianças precisam ter suas necessidades físicas atendidas. Na infância, elas exigem uma boa quantidade de sono. A maioria das crianças consegue descansar o suficiente ao dormir durante toda a noite e dar um cochilo durante o dia. Elas também precisam tomar vacinas a tempo, alimentos certos e nutritivos e exercício para terem uma vida saudável. As habilidades motoras melhoram drasticamente na primeira infância, caso essas necessidades sejam atendidas. Conforme as crianças brincam, desenvolvem habilidades para se envolverem em muitas atividades físicas, desde jogos de bola até danças e ginástica.
ASPECTO AFETIVO:
As crianças em idade pré-escolar se tornam cada vez mais capazes de discutir suas emoções e as dos outros. Eles podem entender que as pessoas são capazes de reagir ao mesmo evento com diferentes emoções. As crianças nessa fase podem até mesmo desenvolver seu próprio olhar que lhes permitirá compreender e responder à tristeza de um amigo.
ASPECTO SOCIAL:
O mundo social de uma criança influencia o desenvolvimento de sua personalidade e comportamento. Conforme entram em estágios mais avançados da primeira infância, elas recebem mais responsabilidade. Segundo a teoria psicanalítica de Erik Erikson, se não enfrentarem o desafio de assumir responsabilidades, é provável que experimentem ansiedade e culpa. As crianças são socializadas em papéis de gênero e os comportamentos culturais apropriados para um menino ou uma menina. Na primeira infância, elas geralmente preferem brincar em grupos do mesmo sexo. É um momento em que aprendem o que o "rosa" e o "azul" significam. Elas costumam modelar seus comportamentos com base na figura paterna do mesmo sexo que o seu.
REFERÊNCIAS:

ESCRITORAS:
Gabrieli de Abreu, Bianca Rodrigues e Gabriele Wiltgen – NO312

Um comentário:

  1. Interessante a teroria, bom para desenvolvimento de quem não conhece mais vê.

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