PRIMEIRA INFÂNCIA (O A 3 ANOS)
A primeira infância ocorre no período de 0 à 3 anos
de idade, é a base para todas as aprendizagens humanas. É neste período que a
criança vai determinar o modo de agir quando for adulta diante a sociedade,
este período inclui suporte para o crescimento cognitivo, emocional, motor,
social, além de passar por diversas fases e estágios segundo pensadores.
DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO
ERIK ERIKSON
Erikson propõe uma concepção de desenvolvimento em
oito estágios psicossociais, divididos por sua vez em oito idades que decorrem
desde o nascimento até à morte e cada estágio contribui para a formação da
personalidade. A primeira infância, para ele é dividida em dois estágios, o
primeiro é Confiança X Desconfiança (até um ano de idade) e o segundo Autonomia
X Vergonha e Dúvida (segundo e terceiro ano).
1º estágio: Confiança X Desconfiança (até um
ano de idade) Durante o primeiro ano de vida a criança é dependente das pessoas
que cuidam dela, necessitando de cuidado quanto à alimentação, higiene,
locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem como estimulação
para perceber que existe um mundo em movimento ao seu redor. O amadurecimento
ocorrerá de forma equilibrada se a criança sentir que tem segurança e afeto,
adquirindo confiança nas pessoas e no mundo.
2º estágio: Autonomia X Vergonha e Dúvida
(segundo e terceiro ano) Neste período a criança passa a ter controle de suas
necessidades e responde por sua higiene pessoal, o que dá a ela grande
autonomia, confiança e liberdade para tentar novas coisas sem medo de errar e
se for criticada ou ridicularizada desenvolverá vergonha e dúvida quanto a sua
capacidade de ser autônoma, provocando uma volta ao estágio anterior, ou seja,
a dependência.
DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL SEGUNDO
SIGMUND FREUD NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Freud afirma que o comportamento humano é orientado
pelo impulso sexual, e este já manifesta no bebê. Para ele, as manifestações
são distinguidas em cinco fases e na primeira infância são a fase oral e a fase
anal.
Fase Oral (de 0 a 18 meses): Durante o primeiro ano
e meio de vida, aproximadamente os lábios, a boca e a língua são os principais
órgãos de prazer e satisfação da criança: seus desejos e satisfações são orais.
Observa-se no dia a dia a importância dos atos de sugar, de pôr coisas na boca
e morder, como fontes de prazer, se forem satisfeitas, crescerá de maneira
psicologicamente saudável, se não forem seu ego será imperfeito.
Fase Anal (de 18 meses a 3 anos): No ano e meio
seguinte, a criança está sendo ensinada a controlar as fezes e a urina, sua
atenção se focaliza no funcionamento anal, por isso a região anal torna-se o
centro de experiências frustradoras e compensadoras. Se durante essa fase o
adulto impor muitas frustações o ego poderá ser prejudicado, então isso parte
da criança, ou seja, de sua necessidade, de seu tempo.
JEAN PIAGET NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Já Jean Piaget, dividiu o desenvolvimento humano em
4 estágios e frisava o desenvolvimento cognitivo. O primeiro estágio e uma
parte do segundo fazem parte da primeira infância.
Primeiro Estágio: Inteligência sensório-motora (0 a
2 anos) Nesse estágio inicial, que vai do nascimento até depois dos 18 meses, a
atividade intelectual é de natureza sensorial e motora: a criança percebe o
ambiente e age sobre ele, é importante a estimulação ambiental de forma
essencial para o desenvolvimento. No primeiro mês de vida, a criança exerce os
reflexos presentes no nascimento (sucção, movimentos dos membros, dos olhos),
depois já passa a coordenar reflexos e reações. Os movimentos das mãos passam a
coordenar-se com os dos olhos: olha para aquilo que houve, tenta alcançar
objetos agarra-os, chupa-os.
Segundo Estágio: Pré-operacional (2 a 6 anos) O
principal progresso desse período em relação ao sensório motor é o desenvolvimento
da capacidade simbólica. A criança começa a usar símbolos mentais, imagens ou
palavras que representam objetos não presentes. A partir dos três anos, na qual
acaba a primeira infância a criança desenvolve-se cada vez mais.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Características:
0 A 4 MESES:
- Tem
bastante sono
- Chora
frequentemente
- Mama
frequentemente
4 A 7 MESES:
- Rola de
um lado para o outro
-
Apresenta equilíbrio quando coloca sentado (a)
- Fica na
postura de bruços e se apoia nos antebraços quando quer ver o que está
acontecendo ao seu redor
7 A 12 MESES:
-
Engatinha sem apoio
- Fica de
pé com apoio
- Pega
pequenos objetos com o indicador e o polegar
1 A 2 ANOS:
-
Demonstra quando é contrariada e fica brava.
- Mostra
senso de humor
- Anda de
pé sem apoio
2 A 3 ANOS:
- Mexe em
tudo e faz mal criação, testa a autoridade
- Gosta
de dançar e acompanha o ritmo do som
- Gosta
de participar dos serviços da casa
ASPECTO COGNITIVO:
Para começar, de todas as partes do corpo, o
cérebro é a que mais cresce durante a primeira infância, ocasionando alterações
no desenvolvimento cognitivo. A memória infantil, por exemplo, avança muito
após a primeira infância. As crianças podem lembrar-se de grandes quantidades
de informação! Em segundo lugar, as crianças aprendem a expressar pensamentos e
ideias relacionadas com a sua vida usando palavras e imagens.
ASPECTO MOTOR:
Para que cresçam, as crianças precisam ter suas
necessidades físicas atendidas. Na infância, elas exigem uma boa quantidade de
sono. A maioria das crianças consegue descansar o suficiente ao dormir durante
toda a noite e dar um cochilo durante o dia. Elas também precisam tomar vacinas
a tempo, alimentos certos e nutritivos e exercício para terem uma vida
saudável. As habilidades motoras melhoram drasticamente na primeira infância,
caso essas necessidades sejam atendidas. Conforme as crianças brincam,
desenvolvem habilidades para se envolverem em muitas atividades físicas, desde jogos
de bola até danças e ginástica.
ASPECTO AFETIVO:
As crianças em idade pré-escolar se tornam cada vez
mais capazes de discutir suas emoções e as dos outros. Eles podem entender que
as pessoas são capazes de reagir ao mesmo evento com diferentes emoções. As
crianças nessa fase podem até mesmo desenvolver seu próprio olhar que lhes
permitirá compreender e responder à tristeza de um amigo.
ASPECTO SOCIAL:
O mundo social de uma criança influencia o
desenvolvimento de sua personalidade e comportamento. Conforme entram em
estágios mais avançados da primeira infância, elas recebem mais
responsabilidade. Segundo a teoria psicanalítica de Erik Erikson, se não
enfrentarem o desafio de assumir responsabilidades, é provável que experimentem
ansiedade e culpa. As crianças são socializadas em papéis de gênero e os
comportamentos culturais apropriados para um menino ou uma menina. Na primeira
infância, elas geralmente preferem brincar em grupos do mesmo sexo. É um
momento em que aprendem o que o "rosa" e o "azul" significam.
Elas costumam modelar seus comportamentos com base na figura paterna do mesmo
sexo que o seu.
REFERÊNCIAS:
ESCRITORAS:
Gabrieli de Abreu, Bianca
Rodrigues e Gabriele Wiltgen – NO312
Interessante a teroria, bom para desenvolvimento de quem não conhece mais vê.
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