Período Pré-Natal
Fecundação:
É o primeiro passo do período pré-natal, na qual as células sexuais se fundem para criar uma única célula chamada de ovo ou zigoto, que se transformará em um bebê.
Processos da fecundação:
Ovulação: momento em que se liberta um óvulo que já está maduro do ovário, podendo ser um ou mais óvulos. O óvulo é a célula sexual feminina que está presente no ovário da mulher desde que nasce, mas amadurece apenas depois da fase menarca, e acaba na menopausa.
Ciclo menstrual: vai desde o primeiro dia da menstruação até o último dia da menstruação seguinte.
Nidação: momento em que o ovo se fixa na parede do útero e a partir daí começam a se desenvolver estruturas dentro do útero da mãe, que se chama gravidez.
Estruturas do útero materno:
Embrião (feto)- é a estrutura que se forma através da fecundação do óvulo e do espermatozóide, quando as células do zigoto já estão se estruturando para formar os órgãos do bebê;
Placenta- é um órgão que existe somente durante a gestação, servindo para aconchegar o bebê no útero da mãe e protegendo-o de impactos maiores. Além disso, também serve para transportar os nutrientes do sangue da mãe para o organismo do bebê;
Cordão umbilical- é um anexo formado por duas artérias e uma veia que são responsáveis pelo transporte de nutrientes e oxigênio para alimentar o bebê. Está localizado no abdômen do bebê até a placenta da mãe;
Saco amniótico- é uma bolsa onde o feto se desenvolve, tendo sua estrutura fina e transparente sendo composta por líquido amniótico.
Desenvolvimento pré-natal:
O pré natal é um acompanhamento médico que a gestante precisa ter durante o período da gravidez, para saber como está sua saúde, bem como a saúde de seu bebê.
Recomenda-se que logo que a mãe descobre a gravidez já comece este acompanhamento médico na qual o médico exige alguns exames para constatar a saúde de mãe e filho.
Exames do pré-natal:
Glicemia: avaliar se há presença de diabetes;
Grupo sanguíneo e fator Rh: um exame muito importante, pois detecta a incompatibilidade sanguínea entre a mãe e seu bebê. Apesar de importante, em alguns casos ocorre a morte do feto de forma inconsequente;
Anti-HIV: este exame serve para detectar a presença do vírus da AIDS. Caso constatado a presença do vírus, o médico irá guiar a mãe com medicamentos, para que o feto não seja contaminado;
Exame de sífilis: doença que causa má formação fetal;
Exame de toxoplasmose: pode ser transmitida ao feto através da placenta, causando má formação do bebê;
Exame de rubéola: pode causar também má formação fetal e até mesmo o aborto espontâneo;
Exame de hepatite B: caso a mãe tenha a doença, ela terá de tomar algumas medidas preventivas para não contaminar o bebê;
Exame de urina: este exame diagnostica a infecção urinária que pode levar a um parto prematuro;
Fases do período pré-natal:
São três fases.
Fase germinal: ocorre na primeira e na segunda semana de gestação, na qual o zigoto se transporta das trompas de falópio para se fixar na parede uterina;
Fase embrionária: ocorre da segunda à oitava semana gestacional. É nesta fase que se desenvolvem os principais órgãos (cabeça, o coração e o tronco) e os principais sistemas (respiratório, digestivo e nervoso), na qual é mais vulnerável ao ambiente e os embriões que contém algum defeito originam abortos espontâneos.
Fase fetal: ocorre da oitava semana até o nascimento. Aparecem as primeiras células ósseas com o crescimento acelerado e com evolução dos sistemas de órgãos. Começam os pontapés, viram-se, soluçam e chupam o polegar.
Cuidados na gravidez:
Alimentação saudável;
Práticas de atividades físicas;
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, drogas e fumo;
Monitoramento do peso da mãe;
Reposição diária de vitaminas. Recomenda-se o consumo de ácido fólico nas primeiras semanas gestacionais, pois ajuda a evitar más formações fetais.
Aborto:
Mulheres com risco de aborto:
Acima de 35 anos;
Fumantes;
Mulheres que ingerem muita cafeína;
Mulheres que ingerem muito álcool;
Fetos masculinos são mais vulneráveis a aborto do que femininos.
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Recém Nascido
Esta fase de desenvolvimento vai do 0 até os 28 dias de idade. O bebê recém-nascido já consegue enxergar, ouvir, sentir cheiros e paladares logo após o nascimento. O choro do recém-nascido é a forma dele demonstrar as suas vontades, como quando está com sono, com fome ou com a fralda suja, por exemplo. O bebê recém-nascido também é capaz de se torcer, virar a cabeça de um lado para o outro, se encolher, fechar as mãos e buscar o peito da mãe para mamar. Com o passar do tempo, o bebê vai começando a fazer outras atividades e a se desenvolver a nível cognitivo e motor.
Apesar de dormir a maior parte do tempo, o bebê recém-nascido consegue enxergar bem até uma distância de 15 a 20 cm nos primeiros dias, por isso, quando ele está mamando ele consegue ver perfeitamente o rosto da mamãe (embora um pouco desfocado). A audição do bebê começa a se formar a partir do 5º mês de gestação, por isso o recém-nascido consegue ouvir e reagir a sons altos, por exemplo, chorando ou ficando irritado. Além disso, o recém-nascido sente gostos, preferindo mais alimentos doces do que amargos e consegue distinguir cheiros agradáveis de ruins.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
ADAPTANDO-SE A RESPIRAÇÃO
Durante a gestação as vias respiratórias do bebê estavam cheias de líquido. Ao nascer ele experimenta a sensação de ar em contato com seu corpo. A respiração dele é diferente e esta adaptação vai até o primeiro ano de vida.
O RELAXAMENTO DO SEU CORPO
Em diferentes ocasiões você pode observar como o pequeno corpo fala de seu estado de maior ou menos ansiedade. Em momentos de tensão poderá encontrar de punhos fechados e seu cenho franzido, Em outras situações, enquanto dorme encontra-se em estado de relaxamento.
TODO SEU UNIVERSO POR UM SORRISO
Poucas horas depois de nascer o bebê já é capaz de sorrir. A realidade é que os bebês, durante os primeiros dias de vida sorriem espontaneamente e não como uma reação de comunicação entre duas pessoas. Não é um reflexo, mais uma reação por algo que lhe traz prazer.
O DESCANSO DO BEBÊ
Em seus primeiros dias, os períodos de descanso serão longos, e ao longo dos três primeiros meses irá diminuir. Não é necessário se esforçar para fazer o bebê dormir, pois ele dorme e descansa quando possui necessidade.
OS REFLEXOS DO BEBÊ
Quando o bebê nasce, ele possui reflexos que com o tempo vão se tornando ações voluntárias. Com o tempo, esses reflexos viram meios de sobrevivência e comunicação, tais quais o choro de fome, o sorriso de alegria e o bocejo de sono.
O CHORO DO BEBÊ
O choro do recém-nascido é a forma dele demonstrar as suas vontades,
como quando está com sono, com fome ou com a fralda suja, por exemplo.
O bebê recém-nascido também é capaz de se torcer, virar a cabeça de um
lado para o outro, se encolher, fechar as mãos e buscar o peito da mãe
para mamar. Com o passar do tempo, o bebê vai começando a fazer outras
atividades e a se desenvolver a nível cognitivo e motor.
BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAR O RECÉM NASCIDO
Visão: Mostre brinquedos bem de perto com cores contrastantes em frente aos seus olhos para ele aprender a focar, movendo-os devagar.
Toque: Faça carinho, massageando delicadamente. Passando texturas diferentes em seu corpo, como esponjas, lenços, toalhas e veludos, observando se é limpo, grande o suficiente e se não é afiado para lhe machucar.
Som: Cante músicas de ninar utilizando diferentes tons de voz.
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Primeira Infância
A primeira infância ocorre no período de 0 à 3 anos de idade, é a base para todas as aprendizagens humanas. É neste período que a criança vai determinar o modo de agir quando for adulta diante a sociedade, este período inclui suporte para o crescimento cognitivo, emocional, motor, social, além de passar por diversas fases e estágios segundo pensadores.
DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO ERIK ERIKSON
Erikson propõe uma concepção de desenvolvimento em oito estágios psicossociais, divididos por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte e cada estágio contribui para a formação da personalidade. A primeira infância, para ele é dividida em dois estágios, o primeiro é Confiança X Desconfiança (até um ano de idade) e o segundo Autonomia X Vergonha e Dúvida (segundo e terceiro ano).
1º estágio: Confiança X Desconfiança (até um ano de idade) Durante o primeiro ano de vida a criança é dependente das pessoas que cuidam dela, necessitando de cuidado quanto à alimentação, higiene, locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem como estimulação para perceber que existe um mundo em movimento ao seu redor. O amadurecimento ocorrerá de forma equilibrada se a criança sentir que tem segurança e afeto, adquirindo confiança nas pessoas e no mundo.
2º estágio: Autonomia X Vergonha e Dúvida (segundo e terceiro ano) Neste período a criança passa a ter controle de suas necessidades e responde por sua higiene pessoal, o que dá a ela grande autonomia, confiança e liberdade para tentar novas coisas sem medo de errar e se for criticada ou ridicularizada desenvolverá vergonha e dúvida quanto a sua capacidade de ser autônoma, provocando uma volta ao estágio anterior, ou seja, a dependência.
DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL SEGUNDO SIGMUND FREUD NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Freud afirma que o comportamento humano é orientado pelo impulso sexual, e este já manifesta no bebê. Para ele, as manifestações são distinguidas em cinco fases e na primeira infância são a fase oral e a fase anal.
Fase Oral (de 0 a 18 meses): Durante o primeiro ano e meio de vida, aproximadamente os lábios, a boca e a língua são os principais órgãos de prazer e satisfação da criança: seus desejos e satisfações são orais. Observa-se no dia a dia a importância dos atos de sugar, de pôr coisas na boca e morder, como fontes de prazer, se forem satisfeitas, crescerá de maneira psicologicamente saudável, se não forem seu ego será imperfeito.
Fase Anal (de 18 meses a 3 anos): No ano e meio seguinte, a criança está sendo ensinada a controlar as fezes e a urina, sua atenção se focaliza no funcionamento anal, por isso a região anal torna-se o centro de experiências frustradoras e compensadoras. Se durante essa fase o adulto impor muitas frustações o ego poderá ser prejudicado, então isso parte da criança, ou seja, de sua necessidade, de seu tempo.
JEAN PIAGET NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Já Jean Piaget, dividiu o desenvolvimento humano em 4 estágios e frisava o desenvolvimento cognitivo. O primeiro estágio e uma parte do segundo fazem parte da primeira infância.
Primeiro Estágio: Inteligência sensório-motora (0 a 2 anos) Nesse estágio inicial, que vai do nascimento até depois dos 18 meses, a atividade intelectual é de natureza sensorial e motora: a criança percebe o ambiente e age sobre ele, é importante a estimulação ambiental de forma essencial para o desenvolvimento. No primeiro mês de vida, a criança exerce os reflexos presentes no nascimento (sucção, movimentos dos membros, dos olhos), depois já passa a coordenar reflexos e reações. Os movimentos das mãos passam a coordenar-se com os dos olhos: olha para aquilo que houve, tenta alcançar objetos agarra-os, chupa-os.
Segundo Estágio: Pré-operacional (2 a 6 anos) O principal progresso desse período em relação ao sensório motor é o desenvolvimento da capacidade simbólica. A criança começa a usar símbolos mentais, imagens ou palavras que representam objetos não presentes. A partir dos três anos, na qual acaba a primeira infância a criança desenvolve-se cada vez mais.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Características:
0 A 4 MESES:
- Tem bastante sono
- Chora frequentemente
- Mama frequentemente
4 A 7 MESES:
- Rola de um lado para o outro
- Apresenta equilíbrio quando coloca sentado (a)
- Fica na postura de bruços e se apoia nos antebraços quando quer ver o que está acontecendo ao seu redor
7 A 12 MESES:
- Engatinha sem apoio
- Fica de pé com apoio
- Pega pequenos objetos com o indicador e o polegar
1 A 2 ANOS:
- Demonstra quando é contrariada e fica brava.
- Mostra senso de humor
- Anda de pé sem apoio
2 A 3 ANOS:
- Mexe em tudo e faz mal criação, testa a autoridade
- Gosta de dançar e acompanha o ritmo do som
- Gosta de participar dos serviços da casa
ASPECTO COGNITIVO:
Para começar, de todas as partes do corpo, o cérebro é a que mais cresce durante a primeira infância, ocasionando alterações no desenvolvimento cognitivo. A memória infantil, por exemplo, avança muito após a primeira infância. As crianças podem lembrar-se de grandes quantidades de informação! Em segundo lugar, as crianças aprendem a expressar pensamentos e ideias relacionadas com a sua vida usando palavras e imagens.
ASPECTO MOTOR:
Para que cresçam, as crianças precisam ter suas necessidades físicas atendidas. Na infância, elas exigem uma boa quantidade de sono. A maioria das crianças consegue descansar o suficiente ao dormir durante toda a noite e dar um cochilo durante o dia. Elas também precisam tomar vacinas a tempo, alimentos certos e nutritivos e exercício para terem uma vida saudável. As habilidades motoras melhoram drasticamente na primeira infância, caso essas necessidades sejam atendidas. Conforme as crianças brincam, desenvolvem habilidades para se envolverem em muitas atividades físicas, desde jogos de bola até danças e ginástica.
ASPECTO AFETIVO:
As crianças em idade pré-escolar se tornam cada vez mais capazes de discutir suas emoções e as dos outros. Eles podem entender que as pessoas são capazes de reagir ao mesmo evento com diferentes emoções. As crianças nessa fase podem até mesmo desenvolver seu próprio olhar que lhes permitirá compreender e responder à tristeza de um amigo.
ASPECTO SOCIAL:
O mundo social de uma criança influencia o desenvolvimento de sua personalidade e comportamento. Conforme entram em estágios mais avançados da primeira infância, elas recebem mais responsabilidade. Segundo a teoria psicanalítica de Erik Erikson, se não enfrentarem o desafio de assumir responsabilidades, é provável que experimentem ansiedade e culpa. As crianças são socializadas em papéis de gênero e os comportamentos culturais apropriados para um menino ou uma menina. Na primeira infância, elas geralmente preferem brincar em grupos do mesmo sexo. É um momento em que aprendem o que o "rosa" e o "azul" significam. Elas costumam modelar seus comportamentos com base na figura paterna do mesmo sexo que o seu.
REFERÊNCIAS:
ESCRITORAS:
Gabrieli de Abreu, Bianca Rodrigues e Gabriele Wiltgen – NO312
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Segunda Infância
OU 3° ESTAGIO-INICIATIVA/CULPA?
Segunda Infância
OU 3° ESTAGIO-INICIATIVA/CULPA?
É a fase que se inicia inteligência simbólica e o conhecimento. Ocorre na idade dos 3 aos 6 anos.
Erikson afirma que este é o 3° estagio,onde a criança amadurece o locomotor fálico, a criança já deve ter capacidade de distinguir entre o que pode fazer e o que não pode fazer. Este estágio marca a possibilidade de tomar iniciativas sem que se adquire o sentimento de culpa: a criança experimenta diferentes papéis nas brincadeiras em grupo, imita os adultos, têm consciência de ser “outro” que não “os outros”, de individualidade.Porem Erikson não aprimorou suas pesquisas após isto,mas, Piaget estudou a teoria e aprimorou a mesma.
A respeito da linguagem, Piaget declarou que quando os substantivos e adjetivos começam a funcionar adequadamente dentro do contexto das frases, o indivíduo já domina de forma adequada as classes e as relações.
Em questões físicas, a segunda infância permite que os pais observem o crescimento, pouco a pouco, da criança, porém de forma menos acelerada em comparação à primeira infância, aumentando de tamanho aos poucos e com o peso gradativamente elevando-se. O esqueleto de uma criança que está na fase da segunda infância torna-se mais robusto, fazendo com que sua estrutura torne-se mais resistente, fazendo com que a segurança aos órgãos internos seja cada vez mais eficaz, abandonando o corpo frágil de um bebê e iniciando com suas semelhanças à fase adulta, com alguns aspectos que se tornam mais rígidos para sua proteção.
No período simbólico para Piaget as classes são intuitivas, ou seja, inacabadas. Um bebê que combinou os esquemas de olhar, pegar, do pêlo e as garras de um gato, que ouviu o som “miau”, pode interiorizar estas ações na forma de imagem ou esboço do real. Porém, quando diz “miau”, ou gato refere-se apenas ao gato (depende do estimulo dado as crianças por seus responsáveis,referente ao nome infantilizado dos objetos,que não deve mais ocorrer nesta fase).
Piaget descreveu um fato que quando foi perguntado a uma criança por que as nuvens se mexem, ela respondeu, aos 4 anos e 3 meses: “Elas se mexem sozinhas, porque são vivas”. Aos 4 anos e 10 meses: “A nuvens se mexem porque faz frio. Elas vêm quando faz frio. Quando há sol, elas não estão aqui. Quando faz frio elas voltam”.Na criança de 4 anos e meses ainda há um pensamento infantilizado,porem,aos 4 anos e 10 meses já faz uma assimilação mais lógica que quando há nuvens esta frio e quando não há esta calor.
Neste exemplo, pode-se notar que os esquemas assimilativos antigos, produtos de experiências passadas ligadas ao eu – sensação de movimento e de frio experimentadas pela própria criança -, tendem a assimilar os elementos atuais sem uma acomodação correspondente a eles. Há uma espécie de fusão dos esquemas, resultando num pensamento incoerente (egocêntrico).
O egocentrismo
O egocentrismo como visão do mudo a partir da perspectiva pessoal constitui característica do pensamento simbólico e da linguagem que o expressa, principalmente nos primeiros anos do período representativo.
Para Piaget, o indivíduo, no seu espírito egocêntrico, assimila tudo a si ao seu ponto de vista próprio. Ele não toma consciência clara ao pensamento e não tem sentimento do eu como algo separado do outro. Portanto, o pensamento e a linguagem estão centrados no eu, mais a serviço das suas necessidades subjetivas e afetivas, do que da verdade.
O egocentrismo manifesta-se em vários planos: intelectual, social, lingüístico, moral etc.
Animismo – As impressões interiores do sujeito, como os sentimentos, os esforços, a consciência da intencionalidade e outras peculiaridades são projetadas sobre os objetos inertes, movimentos físicos, animais.
Na faixa dos 5-6 anos, a linguagem socializada começa a manifestar-se através das ordens, súplicas e ameaças, críticas e zombarias. Mas essas formas de expressão atendem mais a necessidades pessoais. As perguntas e respostas, embora permitindo um sistema incipiente de interação social, também resolvem necessidades mais de ordem afetiva – motivos, intenções , do que necessidades de trocas intelectuais.
Artigo de :Gabriela Neris,Gabriela Hoffmeister,Gabriele Ramos e Kauê Souza
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Terceira Infância
A fase da terceira infância tem seu período cronológico compreendido dos 6 até por volta dos 12 anos.
Podem-se observar duas marcas, por assim dizer, quanto ao seu início e término. Por volta dos 6/7 anos a criança inicia sua vida escolar e aos 11/12 anos, visualiza-se a ‘passagem’ para a pré-adolescência.
Neste período, as crianças crescem e precisam se alimentar bem, necessitam de cuidados especiais esta é uma fase escolar e sociável, a pessoa começa a interagir em seu meio e adquirir novas descobertas e novos conhecimentos.
O desenvolvimento físico neste período é mais lento que nos períodos anteriores, no qual o desenvolvimento motor permite uma amplitude nas atividades desenvolvidas pelas crianças. As diferenças das habilidades entre meninos e meninas aumentam à medida que chegam perto da puberdade. A memória é aperfeiçoada na terceira infância. A compreensão das crianças se torna mais complexas. O auto-conceito a noção de realidade são bem desenvolvidos neste período de vida.
A criança necessita de uma família afetuosa e muito bem estruturada.
Nessa idade a criança prende em grupos de amigos e se caso a mesma sofrer algum tipo de rejeição, ela poderá ter problemas na escola. As crianças necessitam cerca de 2.400 calorias diárias, menos para as mais novas e mais para as mais velhas.
Nesse período elas precisam ser bem nutridas, pois, a má nutrição afeta vários aspectos do desenvolvimento físico e cognitivo na escola, precisam também de interação com o meio ambiente para poderem se alongar e crescerem saudáveis.
O desempenho escolar das crianças está relacionado ao meio social, os pais devem motivar seus filhos a estudar, As influências socioeconômicas têm influência sobre o desenvolvimento das crianças em sala de aula. A criança que vive com desastres naturais e guerras podem lhes afetar. Os fatores que contribuíram a resistência das crianças incluem a personalidade das mesmas, os relacionamentos familiares favoráveis às experiências de aprendizagem, o número reduzido de fatores de riscos e as experiências compensadoras.
http://pt.slideshare.net/winterverno/terceira-infncia-ufrn
Mas o que é a adolescência ?
Bem a adolescência é uma fase em que ocorre grandes mudanças e descobertas. É uma etapa intermediaria do Desenvolvimento Humano. Ela ocorre entre a infância e a fase adulta.
Não se pode definir com exatidão o início e fim da adolescência (ela varia de pessoa para pessoa), porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade (período definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde).
Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a reprodução.
Durante a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pêlos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação.
ADOLESCÊNCIA SEGUNDO ERICKSON;
Erickson defende que o comportamento do adolescente não vem apenas de fatores genéticos, mas sim de fatores sociais e culturais.
Segundo Erickson para haver a construção na identidade, o adolescente precisa de pessoas nas quais ele tenha como exemplo, pessoas próximas. Ele considera a fase mais critica do desenvolvimento humano.
Sabe-se que os adolescentes não têm sempre o mesmo tipo de atitudes, ou seja, vacilamos entre vários tipos de identidade, transitando de uns para outros.
Então para Erickson a adolescência é uma fase onde alguns sentimentos são modificados, e onde ocorre grandes mudanças e descobertas.
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Adolescência
Mas o que é a adolescência ?
Bem a adolescência é uma fase em que ocorre grandes mudanças e descobertas. É uma etapa intermediaria do Desenvolvimento Humano. Ela ocorre entre a infância e a fase adulta.
Não se pode definir com exatidão o início e fim da adolescência (ela varia de pessoa para pessoa), porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade (período definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde).
Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a reprodução.
Durante a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pêlos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação.
Entre as meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pêlos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia.
ADOLESCÊNCIA SEGUNDO ERICKSON;
Erickson defende que o comportamento do adolescente não vem apenas de fatores genéticos, mas sim de fatores sociais e culturais.
Segundo Erickson para haver a construção na identidade, o adolescente precisa de pessoas nas quais ele tenha como exemplo, pessoas próximas. Ele considera a fase mais critica do desenvolvimento humano.
Sabe-se que os adolescentes não têm sempre o mesmo tipo de atitudes, ou seja, vacilamos entre vários tipos de identidade, transitando de uns para outros.
Então para Erickson a adolescência é uma fase onde alguns sentimentos são modificados, e onde ocorre grandes mudanças e descobertas.
ECA
O Estatuto da criança e do adolescente (ECA) é um documento que reúne as leis específicas que asseguram os direitos e deveres de crianças e adolescentes aqui no Brasil. Ele nasce da luta de diversos movimentos sociais que defendem os direitos de crianças e adolescentes, já que antes do estatuto existia apenas o “Código de Menores” que tratava de punir as crianças e adolescentes consideradas infratores.
Desde 1990 com o ECA as crianças e os(as) adolescentes são reconhecidos como sujeitos de direitos e estabelece que a família, o Estado e a sociedade são responsáveis pela sua proteção, já que são pessoas que estão vivendo um período de intenso desenvolvimento físico, psicológico, moral e social.
O que o estatuto garante?
"Crianças e adolescentes são sujeitos de Direitos" - Sujeitos de Direitos são pessoas que têm os seus direitos garantidos por lei.
"Seus direitos devem ser tratados com prioridade absoluta" - Isso quer dizer que os direitos das crianças e dos/ das adolescentes estão em primeiro lugar.
"Para tudo deve ser levada em conta a condição peculiar de crianças e adolescentes serem pessoas em desenvolvimento" - A criança e o adolescente têm os mesmos direitos que uma pessoa adulta e, além disso, têm alguns direitos especiais, por estarem em desenvolvimento físico, psicológico, moral e social. As crianças e os adolescentes não conhecem todos os seus direitos e por isso não têm condições de exigir, então é muito importante que todos conheçam o ECA para que se possa conseguir uma sociedade mais justa para todos.
A Constituição Brasileira no artigo 227, também assegura a proteção integral à criança e ao adolescente:
"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."
Direitos = Compromissos
Esses são alguns dos direitos que o estatuto garante, mas não podemos apenas pensar nos DIREITOS, temos que pensar e colocar em prática nossos COMPROMISSOS, pessoais e sociais com relação ao estatuto. Este compromisso social é uma forma de manifestar nosso respeito e solidariedade para com a comunidade que vivemos, Vamos pensar alguns desses compromissos sociais:
- Direito de ter escola e educação
- Nosso compromisso é frequentar as aulas, estudar, cuidar da escola etc.
- Direito a saúde e prevenção
- Nosso compromisso é cuidar da nossa saúde, buscar informações e orientação nas unidades de saúde, usar o preservativo em todas as relações e práticas sexuais etc.
- Direito à Liberdade, respeito e dignidade
- Nosso compromisso é respeitar as pessoas, agir com dignidade e ética, usufruir com responsabilidade e conquistar nossa liberdade etc.
Vamos conhecer e refletir sobre alguns dados da adolescência no Brasil
- O Brasil possui uma população de 190 milhões de pessoas, dos quais 60 milhões têm menos de 18 anos de idade, este número representa quase um terço de toda a população de crianças e adolescentes da América Latina e do Caribe.
- Hoje vivem no Brasil 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 18 anos, o que equivale a 11% da população brasileira.
- Na educação, dos(as) adolescentes entre 15 e 17 anos de idade, 14,8% estão fora da escola, enquanto o percentual é de menos de 3% no grupo entre 6 e 14 anos de idade.
- De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, apenas 59 terminam a 8ª série e apenas 40, o ensino médio. A evasão escolar e a falta às aulas ocorrem por diferentes razões, incluindo violência e gravidez na adolescência.
- O país registra anualmente o nascimento de 300 mil crianças que são filhos(as) de mães que estão na adolescência.
- A cada dia, 129 casos de violência psicológica e física, incluindo a violência sexual e a negligência contra crianças e adolescentes são reportados ao Disque Denúncia 100. Isso representa que, a cada hora, cinco casos de violência contra meninas e meninos são registrados no País.
- Cerca de 30 mil adolescentes recebem medidas de privação de liberdade a cada ano, apesar de apenas 30% terem sido condenados por crimes violentos, para os quais a penalidade é amparada na lei.
- Em 2009 a taxa de homicídios entre adolescentes de 15 a 19 anos foi de 43,2 para cada grupo de 100 mil adolescentes, enquanto a média para a população geral foi de 20 para cada grupo de 100 mil pessoas.
- O risco de ser assassinado no Brasil é 2,6 vezes maior entre adolescentes negros do que entre brancos, sendo que para adolescentes do sexo masculino, o risco de ser assassinado é 11,9 vezes maior se comparado ao de mulheres na faixa etária de 12 a 18 anos.
- INTEGRANTES DO GRUPO: ALESSANDRA, BIANCA L., GABRIELA M. E KAROLINE F.
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Puberdade
A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, entre a infância e a fase adulta. É neste período que o corpo desenvolve-se física e mentalmente, tornando-se maduro e o adolescente fica capacitado para gerar filhos. O marco principal da puberdade para os homens é a primeira ejaculação, que ocorre em média aos 13 anos. Para as mulheres, é o início da menstruação, que ocorre em média entre 12 e 13 anos. Nos homens, os testículos secretam entre outros hormônios a testosterona e nas mulheres o ovário fabrica o estrógeno. A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes e também em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual. Com o chegar da puberdade, ambos desenvolvem características diferenciadas:
MENINOS:
· Surgimento de pelos nos púbis, nas axilas e no peito;
· Aumento dos testículos e do pênis;
· Crescimento da barba;
· Voz grossa;
· Ombros mais largos;
· Aumento da massa muscular;
· Início da produção de espermatozoides;
· Aumento do peso e da estatura;
· Surgimento de pelo no dedão do pé.
MENINAS:
· Alargamento dos ossos da bacia;
· Início do ciclo menstrual;
· Surgimento de pelos nos púbis e nas axilas;
· Depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
· Desenvolvimento dos seios.
PUBERDADE PRECOCE: A puberdade precoce ocorre quando as características pertencentes às meninas ocorrem antes dos 9 anos de idade e nos meninos antes dos 10 anos.
PUBERDADE ATRASADA: Em algumas meninas a partir dos 13 anos de idade e em meninos a partir dos 14 anos de idade, ocorrem à ausência de qualquer característica de desenvolvimento físico ou sexual, neste caso é considerada a puberdade atrasada.
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Juventude
Características
Preocupa-se com a sociedade, e com os fatos que acontecem a sua volta;
Dedica-se ao máximo nas atividades que desempenha;
Aumento das suas responsabilidades;
Esforça-se pelo reconhecimento no trabalho desempenhado;
Durante a Juventude, o jovem está constantemente se preocupando com a sua aparência, esforçando-se na melhora do seu corpo, ou em alguns casos, optando por viver sem se preocupar com a sua estética corporal, focando nos estudos e atividades que lhe proporcione felicidades e crescimento cognitivo.
Nesta faixa etária, aprofunda o conhecimento sobre si próprio e sobre a sua vida, colocando com grande destaque o seu lado emocional, pois, sente a necessidade de ser amado, respeitado e reconhecido.
Autores: Clark Balbueno, Julia Silveira e Rafaela Caberlon.
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Maturidade
Pode ser definida como um estágio compreendido entre a juventude e a velhice. Possui comportamento ou modo particular da idade adulta ou madura, no qual o indivíduo demonstra que atingiu completamente o desenvolvimento tanto comportamental como mental.
Erik Erikson divide essa fase de desenvolvimento humano em dois momentos:
· Jovem adulto: refere-se à fase intimidade X isolamento, em que o jovem passa a ter interesse em um relacionamento afetivo, íntimo e duradouro. Além disso, procura adquirir sua estabilidade financeira através de uma carreira profissional. Para que isso ocorra de um modo significativo, se faz necessário que o indivíduo tenha construído um ego forte e autônomo.
· Meia Idade: fase da generatividade X estagnação. O indivíduo se preocupa com o que passou e o que ele produziu. Agora então passa a definir os objetivos e motivações para sua vida e começa a transmitir seus próprios valores e ensinamentos. Caso essa fase não se desenvolva de um modo satisfatório, o indivíduo pode tornar-se autoritário.
Para Jean Piaget, o ser humano maturo é aquele que possui uma grande experiência de vida e uma visão mais ampla da mesma, em questão filosófica. O indivíduo está em constante transformação de acordo com o seu meio se adaptando às suas peculiaridades.
A visão de Jung a respeito deste estágio coincide com a teoria de Erikson, pois acredita ser neste momento que se dá a liberdade do EGO, se sujeitando a novos desafios, questionando-se acerca do verdadeiro sentido da vida para que atinja uma maturação saudável. Constituem esse questionamento as seguintes questões:
· “Para o que quero usar meu potencial?”
· “O que tenho que realmente fazer na vida?”
· “Qual é a minha verdadeira tarefa?”
Referências bibliográficas :
https://psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/o-desenvolvimento-humano-na-perspectiva-de-erick-erikson
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A Melhor Idade
Corresponde
ao oitavo estágio do desenvolvimento psicossocial segundo Erik Erikson – integridade/desespero. Ocorre a partir dos
60 anos (Maturidade). Erikson considera as 4 primeiras fases freudianas
psicossexuais (Oral, anal, fálica e latência) e acrescenta mais 4, completando
o ciclo do desenvolvimento humano.
Erikson
descreve esta fase como sendo aquela onde se desenvolve a Integridade X
Desesperança, onde ocorre naturalmente a avaliação do que foi vivido, com a
percepção clara de que não é possível mudar muitas das coisas que já passaram.
É um fato real que a pele já não tem a mesma elasticidade, que os olhos
enxergam diferente, que dentes e ossos são mais frágeis, e que se o idoso ficar
preso a essas perdas haverá muito inconformismo, revolta ou depressão.
Em contra partida, é fácil observar que pessoas de idade
avançada realizam tarefas de grande importância em várias áreas de atividade
humana, quer na política, ciência ou nas artes, e que muitos sábios, músicos,
escritores, pintores e escultores realizaram suas conquistas já bastante
idosos.
Integridade - Balanço positivo do seu percurso vital, mesmo que nem todos os sonhos e desejos se tenham realizado e esta satisfação prepara para aceitar a idade e as suas consequências.
Desespero -
Sentimento nutrido por aqueles que considerem a sua vida mal sucedida, pouco
produtiva e realizadora, que lamentem as oportunidades perdidas e sentem ser já
demasiado tarde para se reconciliarem consigo mesmo e corrigir os erros
anteriores. Neste estágio a questão chave é: Valeu apena ter vivido?
Erikson
entende que se o idoso conseguir manter a “integridade do ego” para adaptar-se
às mudanças pessoais e sociais, conseguirá satisfazer seus anseios, com maior tolerância para com as ocorrências da vida atingindo, como resultado de toda experiência vivida, o dom da sabedoria.
Virtude social desenvolvida: Sabedoria.
Fontes: https://chasqueweb.ufrgs.br/~luciane.real/trilha/fasesdodesenvolvimento/desenvolvimentopsicologico.htm
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/46411/integridade-desespero-ocorre-a-partir-dos-60-anos
http://www.guianossobairro.com.br/psicologia/psicosocial.html
Autores: Beatriz, Matheus e Scheila
Autores: Beatriz, Matheus e Scheila
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